Por que os participantes de “The Biggest Loser” engordam novamente?

Por 12 de Março de 2018Artigos

Alguns anos após o fim do reality show, os participantes recuperaram o peso perdido, mostrando como é difícil a manutenção após o emagrecimento

Muitas pessoas sentem dificuldades em manter o peso quando emagrecem, e a frustração de engordar novamente pode abalar a autoestima. No entanto, essa dificuldade é mais comum do que imaginamos, e tem explicações científicas.

Para entender por que essa recuperação do peso acontece, o pesquisador Kevin Hall, do Instituto Nacional do Diabetes e das Doenças Digestivas e Renais (EUA), decidiu acompanhar os competidores da oitava temporada do reality show “Biggest Loser” durante seis anos após o final. O vencedor da edição, Danny Cahill, perdeu mais de 100 kg durante a competição, passando de 214 kg para 95 kg. No entanto, anos depois, Danny já havia recuperado cerca de 50 kg, apesar de todos os seus esforços. O mesmo aconteceu também com a maior parte dos competidores – e alguns estão até mais gordos agora.

Isso aconteceu por causa de mudanças no metabolismo dos participantes. Quando o programa começou, todos eles (apesar do sobrepeso) tinham um metabolismo normal e queimavam a quantidade de calorias esperada para seu tamanho. Mas, quando o programa acabou, o metabolismo dos competidores diminuiu drasticamente, e eles não conseguiram queimar as calorias para manter o peso. Isso já era esperado como resultado da perda de peso, mas a grande surpresa foi que o metabolismo dos participantes não se recuperou com o tempo.

A pesquisa mostrou que o acontecia era que o organismo estava “batalhando” para manter a gordura. Então, por mais motivados que os participantes do programa estivessem para manter seu peso, isso não seria suficiente sem um acompanhamento adequado. O indicado seria que eles se exercitassem pelo menos nove horas por semana, sempre monitorando a própria dieta para não engordar.

Como manter o peso, então?

No entanto, esse problema não deve ser interpretado como se precisássemos lutar contra nossa biologia para conseguir emagrecer. Esse processo seria desgastante e ineficiente.

Emagrecer e continuar cuidando da saúde são ações que devem ser um processo natural e supervisionado por um especialista. O profissional irá indicar também um plano para a manutenção dos bons hábitos adquiridos. Com o passar do tempo, cultivar bons hábitos vira um processo natural, o que tem tudo a ver com o bom relacionamento com a balança.

Deixe uma resposta